A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) divulgou diretrizes à sociedade em relação ao problema da dependência da nicotina que provoca o tabagismo. Durante o XXXVII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, a SBPT declarou, por meio da Carta de Gramado, a intenção de continuar se empenhando na defesa da saúde dos brasileiros e priorizar ações efetivas e continuadas para o banimento definitivo do tabagismo do país.
Segundo o documento, no mundo há 1,3 bilhão de fumantes e registram-se seis milhões de mortes anuais por doenças tabaco-relacionadas, com tendência crescente, particularmente nos países mais pobres e entre indivíduos em situação de pobreza e baixa escolaridade. Segundo previsões, em 2030 haverá uma morte a cada três segundos, atingindo-se um total de oito milhões de óbitos anuais relacionadas ao tabagismo.
Leia aqui a Carta de Gramado – Manifesto sobre Controle do Tabagismo.
CFM – O Conselho Federal de Medicina (CFM) também tem se empenhado no combate ao tabagismo. Recentemente a Comissão de Controle do Tabagismo do CFM fez alerta aos médicos e sociedade sobre os riscos relacionados ao consumo do narguilé e do cigarro eletrônico, utilizados especialmente entre os jovens. O material ressaltou que todas as formas de uso do tabaco, mesmo aquelas apontadas – de forma equivocada – como menos nocivas, comprometem a saúde e uma melhor qualidade de vida.
O alerta não foi a única iniciativa do CFM. A entidade também lançou uma cartilha direcionada aos profissionais relacionando as consequências do tabagismo sobre a saúde. A publicação, que se encontra disponível na íntegra para leitura e download no site do CFM, é composta de 17 temas, que apontam os problemas gerados pelo consumo ou contato com o tabaco no organismo humano. (saiba mais)
Fonte: CFM