Sociedade Brasileira de Cirurgia TorácicaSociedade Brasileira de Cirurgia TorácicaSociedade Brasileira de Cirurgia TorácicaSociedade Brasileira de Cirurgia Torácica

Entrar

Área do associado

  • SBCT
    • Home
    • Palavra do Presidente
    • Comissões
    • Diretoria
    • Estatuto
    • Parceiros SBCT
    • Quero ser parceiro
    • Regionais
    • Regimento interno
    • Associe-se
  • Vagas
    • Estágios e Residências
    • Cirurgião Torácico
  • Publicações
    • Boletim SBCT
    • Boletins do Congresso
    • Jornal da SBCT
    • Newsletter
  • Eventos
    • Eventos
    • Congresso Brasileiro da SBCT
      • 2021
  • Residentes
    • Curso de Aprimoramento em Videotoracoscopia para Residentes
      • Histórico
      • Preceptores
      • Vencedores
        • 2013
        • 2014
        • 2015
        • 2016
        • 2017
        • 2018
        • 2019
        • 2020
      • Participantes
        • 2013
        • 2014
        • 2015
        • 2016
        • 2017
        • 2018
        • 2019
        • 2020
      • Fotos
      • Programação
      • Edital – Residentes
      • Links úteis
      • Referências Bibliográficas
  • TECT
    • Editais
    • Lista de Aprovados
  • Científico
    • EAD
      • EAD
        • 2020
        • 2021
      • Cursos
        • 2020
        • 2021
    • Agenda Científica
    • Revistas internacionais
    • Acervo SBCT
      • Clube da consulta
      • Arquivos de casos clinicos
      • Livro virtual
      • Vamos revisar juntos?
      • Vídeos de cirurgias
      • Temas de revisão
      • PEC SBCT
      • PEC Pneumologia SBPT
      • Silver Book – Banco de Dados
  • Profissional
    • Consultas e Pareceres
    • Resoluções
    • Código de Conduta
  • Notícias
  • Fale Conosco

Anarquia no ensino médico

    Home Notícias Anarquia no ensino médico

    No último dia 25 de agosto, o Governo Dilma criou mais uma faculdade de Medicina, completando 62 em 44 meses de mandato. Agora são 242 escolas médicas, revela o site “www.escolasmedicas.com.br” (a China tem 150; os Estados Unidos 141). Quem vai ensinar Medicina para esta multidão de alunos? O governo vai importar professores de Medicina de Cuba? Quantos hospitais-escola precisarão ser construídos para treinar os futuros médicos?

    Não se pode ficar abrindo faculdades de Medicina por aí como se abrem botequins em cada esquina, penalizando os estudantes, inocentes, com formação precária, e a população, com assistência sem credibilidade. Falta ao Governo uma visão estratégica para o futuro da assistência médica e da Medicina, porque teremos médicos insuficientemente preparados e nem se conseguirá capacitar novos médicos para ensinar Medicina às gerações futuras.

    É previsível a decadência da Medicina e um grande atraso no aprendizado da ciência médica nas próximas décadas. Médicos recém-formados, naturalmente sem adestramento técnico após a graduação, não terão coragem de ir para o interior solitários, onde terão que enfrentar situações diversificadas de patologias múltiplas, sem contar com apoio. Vão preferir ficar nas grandes cidades, onde o anonimato os protegerá, mesmo mal remunerados, até conseguirem eficiência profissional.

    No Brasil, logo depois de receber o diploma, os médicos podem automaticamente exercer a profissão. Sem treinamento, assumem plantão em prontos-socorros, onde trabalham muitas vezes isolados como único médico no dia e se veem à frente de casos complicados, que exigem certo grau de experiência para bem conduzi-los. Em vez de criar atabalhoadamente numerosas escolas médicas sem estrutura adequada, visando apenas uma quantidade maior de formandos e deixando em segundo plano a qualidade do ensino, o Governo precisa se espelhar no exemplo dos Estados Unidos quando resolveram uma situação absolutamente caótica na formação de médicos.

    Em 1906, há mais de cem anos, os Estados Unidos, então com 87 milhões de habitantes, e o Canadá (um domínio britânico até 1931, quando se tornou um país independente), com população de 6 milhões, tinham 160 faculdades de Medicina com ensino precário, mal equipadas e com deficiências qualitativas e quantitativas no corpo docente (notem a similaridade com a situação atual em nosso país).

    Houve uma tomada de posição para mudar radicalmente aquela situação. A Fundação Carnegie, presidida pelo professor Henry Pritchett, contratou o educador Abraham Flexner com a incumbência de fazer um estudo sobre as escolas médicas. Flexner ponderou que não era médico. Pritchett retrucou: “É exatamente o que eu preciso. Eu penso que estas escolas profissionais devam ser estudadas não sob o ponto de vista do praticante da profissão, mas do ponto de vista do educador”.

    Durante quatro anos, de 1906 a 1910, Flexner visitou cada uma das 160 escolas (todas, sem exceção) e elaborou minucioso relatório. Quase uma centena de escolas médicas — precisamente 94 — foram fechadas no período de 1910 a 1933. Para as 66 remanescentes, foram estipuladas normas de funcionamento com obrigatoriedade de serem vinculadas a uma universidade ou a hospitais de ensino previamente qualificados. Foi também estabelecido um processo de aferição da capacidade técnica do aluno após a graduação, conhecido pela designação “State Board”. A licença para a prática médica passou a ser concedida somente após a aprovação do médico no exame de suficiência (assim procede a OAB — Ordem dos Advogados do Brasil — que só confere o título de advogado ao bacharel em Direito que for aprovado no exame de suficiência. Se não for aprovado, o bacharel não pode exercer a profissão).

    Os Estados Unidos e o Canadá demoraram quatro anos para fazer um diagnóstico de situação. Consumiram 23 anos (1910 a 1933) para cumprir as metas estabelecidas. Foi operação difícil, delicada e de longa duração. No caso brasileiro, todas as deficiências no ensino médico já são conhecidas, mas não se pode fazer uma generalização tão ampla porque muitas escolas médicas são de bom padrão.

    Os norte-americanos agiram com coragem, decisão política, firmeza e continuidade e conseguiram transformar o seu ensino médico em um modelo de reconhecida excelência. Nos livros “Fortalecimento do SUS com a participação popular” e “Memórias de um médico visionário”, nos quais publicamos detalhadamente uma judiciosa proposta que pode contribuir decisivamente para acabar com o caos na Saúde — aprofundamos também a análise da anarquia no ensino médico resumida neste artigo. Nós, os médicos, não podemos ficar indiferentes a este processo de desconstrução da Medicina, que pode levar a assistência médica a um nivelamento por baixo.

    João Hélio Rocha é médico em Nova Friburgo (RJ) há 51 anos

    Fonte: APM

    Sem tags.

    NOTÍCIAS

    • A SBCT agora tem Educação Médica à Distância

      Prezados Colegas SBCT através de sua diretoria executiva, cumprindo missão estatutária e

      19 de maio de 2020
    • RECOMENDAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA TORÁCICA – SBCT PARA REALIZAÇÃO DE TRAQUEOSTOMIAS E MANEJO DA VIA AÉREA EM CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) – ATUALIZADO EM 23/03/2020

      São Paulo, 23 de Março de 2020. Prezados colegas, A pandemia de

      23 de março de 2020

    CATEGORIAS

    Agenda Cientifica Arquivos casos clinicos Boletim SBCT Clube da consulta Cursos Ead Eventos Jornais Notícias Notícias presidência Sem categoria Serviços

    CONTATOS

    Escritório:

    Av. Paulista, 2073, Horsa I, cj. 518
    São Paulo - SP - CEP: 01311-300

    Telefones:

    (11) 3253-0202

    (11) 97036-9528

    E-mails:

    secretaria@sbct.org.br

    © 2021 - Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica Todos os direitos reservados
    • SBCT
      • Home
      • Palavra do Presidente
      • Comissões
      • Diretoria
      • Estatuto
      • Parceiros SBCT
      • Quero ser parceiro
      • Regionais
      • Regimento interno
      • Associe-se
    • Vagas
      • Estágios e Residências
      • Cirurgião Torácico
    • Publicações
      • Boletim SBCT
      • Boletins do Congresso
      • Jornal da SBCT
      • Newsletter
    • Eventos
      • Eventos
      • Congresso Brasileiro da SBCT
        • 2021
    • Residentes
      • Curso de Aprimoramento em Videotoracoscopia para Residentes
        • Histórico
        • Preceptores
        • Vencedores
          • 2013
          • 2014
          • 2015
          • 2016
          • 2017
          • 2018
          • 2019
          • 2020
        • Participantes
          • 2013
          • 2014
          • 2015
          • 2016
          • 2017
          • 2018
          • 2019
          • 2020
        • Fotos
        • Programação
        • Edital – Residentes
        • Links úteis
        • Referências Bibliográficas
    • TECT
      • Editais
      • Lista de Aprovados
    • Científico
      • EAD
        • EAD
          • 2020
          • 2021
        • Cursos
          • 2020
          • 2021
      • Agenda Científica
      • Revistas internacionais
      • Acervo SBCT
        • Clube da consulta
        • Arquivos de casos clinicos
        • Livro virtual
        • Vamos revisar juntos?
        • Vídeos de cirurgias
        • Temas de revisão
        • PEC SBCT
        • PEC Pneumologia SBPT
        • Silver Book – Banco de Dados
    • Profissional
      • Consultas e Pareceres
      • Resoluções
      • Código de Conduta
    • Notícias
    • Fale Conosco
    Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica