Dr. Paulo Manuel Pêgo-Fernandes recebe o prêmio das mãos do Diretor de Comunicações da SBC, Miguel Antonio Moretti
Foto: Sebastian Gondim, cedida gentilmente pela SBC.
No último dia 6 de dezembro, em solenidade realizada no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, SP, foi entregue o VI Prêmio ABC de Publicação Científica. Este prêmio foi instituído em 2005, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de trabalhos técnico-científicos.
O Prêmio é destinado aos autores dos cinco melhores Artigos Originais publicados na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, ao longo o ano de 2010. Dentre os 5 vencedores do Prêmio, está o trabalho de cirurgia intitulado “Bloqueio Simpático Esquerdo por Videotoracoscopia no Tratamento da Cardiomiopatia Dilatada“, de autoria de Paulo M. Pêgo-Fernandes, Luiz Felipe P. Moreira, Germano Emílio C. Souza, Fernando Bacal, Edimar Alcides Bocchi, Noedir Antônio G. Stolf, Fabio Biscegli Jatene (disponível em: http://www.arquivosonline.com.br/2010/9506/pdf/9506002.pdf).
Esse trabalho já foi destaque no congresso da STS/2010, recebeu o “Prêmio Melhor Pesquisa Aplicada Luiz Veneré Decourt”, no Congresso da SOCESP/2010, sendo também premiado durante o IX Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca – GEIC/2010. Esse trabalho tem por objetivo avaliar a exequibilidade e a segurança do bloqueio simpático cérvico-torácico esquerdo por clipagem via videotoracoscopia em pacientes com insuficiência cardíaca sistólica, além de explorar o seu efeito no sistema cardiovascular. Os dados iniciais são promissores e sugerem que esse procedimento pode ser uma abordagem alternativa eficaz para o bloqueio simpático no tratamento de cardiomiopatias dilatadas.
No julgamento dos artigos foram considerados os seguintes quesitos: a) Relevância e originalidade; b) Clareza e pertinência dos objetivos; coerência com a metodologia; c) Delineamento de pesquisa adequado aos objetivos; d) Descrição dos métodos/procedimentos e análise estatística adequada ao delineamento. Descrição clara da população e tamanho da amostra. Definição das variáveis em estudo, principalmente de intervenção ou exposição e desfecho; e) Importância para o avanço do conhecimento. Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.